segunda-feira, 3 de junho de 2013

Máscaras das Emoções - Como trabalhar as emoções, sentimentos e sensações com crianças a partir dos 4 anos?

Trabalhar as emoções, sentimentos, pensamentos e sensações com as Crianças é um desafio muito interessante e importante no seu desenvolvimento. Deveremos ter em atenção a idade, a sua maturidade emocional e cognitiva para podermos explorar as diversas emoções.

Uma ideia que surgiu para trabalhar esta temática foi a construção de MÁSCARAS em forma de CASA, ou seja, a Casa de cada uma das emoções, sentimentos ou sensações.

Nesta Actividade, poderemos ir explorando cada emoção da seguinte forma:
- Explicar à Criança qual a emoção/sentimento de que se está a falar.
- Perguntar à Criança porque é que a casa se encontra daquela forma e  explicar que estratégia deverá a Casa seguir para se sentir melhor.
- Fazer uma peça de Teatro em que a Criança utilize as diversas máscaras e exteriorize/demonstre as diversas emoções.
- Sempre que a Criança esteja instável e confusa em relação ao que está a sentir, poderá pegar nas máscaras e tentar perceber o que sente e demonstrá-lo ao adulto.

No decorrer desta Actividade, o adulto poderá ter acesso a uma parte muito pessoal e íntima da Criança, que deverá ser respeitada. Este exercício, também demonstra ser uma boa ferramenta para utilizar em Sessões de Psicoterapia por Psicólogos Clínicos.

Para além de se trabalhar as temáticas acima citadas, nesta Actividade é possível trabalhar a Criatividade, a Coordenação olho-mão, a linguagem expressiva, a motricidade fina.











































Gostaram das ideias? Tens ideias para a troca? Envia-nos!

Partilha este Post no Facebook!

Obrigada!