quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Já viste Micróbios com um Super Microscópio?





Olá meus queridos!

Não sei se já ouviram os Crescidos falar sobre uns micróbios marotos a que chamam vírus da Gripe A... Não se assustem, mas tenham cuidado para que esses malandros não cheguem perto de vocês.

Pois é, como vocês sabem, há micróbios mauzinhos e outros mesmo maus, há micróbios que nos fazem ficar mal dispostos e outros que fazem ficarmos doentes que nem conseguimos brincar...

Onde estão os micróbios? Há micróbios que estão na água suja, no lixo, no chão, nos espirros e nas ranhocas e em muitos outros sítios.

Como vocês sabem, os micróbios não se vêem (só se fôr com um super microscópio dos Cientistas), portanto, nem sempre sabemos todos os sítios onde pode haver micróbios maus.

Os Senhores Doutores disseram que agora há uns micróbios bem mauzinhos que puseram algumas pessoas doentes e que se quem está doente e espirra, os micróbios saltam para as coisas que estiverem lá perto e se tocarmos nesses micróbios e depois esfregarmos o nariz, os olhinhos ou a boca, também podemos ficar doentinhos. É assim como uma constipação mas que faz sentir muito pior e pode ser um bocadinho perigosa... É o que os Adultos chamam Gripe A.

Portanto, o meu conselho é que lavem as vossas mãozinhas bem lavadinhas, com sabão, várias vezes quando estão fora de casa.

Lembram-se quando é que se deve lavar as mãos?

- Quando se chega a casa.
- Antes e depois de comer.
- Depois do recreio, quando se volta para a sala de aulas.
- Antes e depois de fazer xixi ou cocó.
- Depois de ir ao Parque ou passear na rua ou no café.

E agora, para não apanharmos esses micróbios marotos, devemos afastar a carinha se alguém está a espirrar e pedir que tape a boca com um lencinho de papel e depois o ponha no lixo. Depois de espirrar ou assoar deve-se lavar as mãozinhas.

Atenção: Nem sempre que espirramos quer dizer que temos esse micróbio no nariz, pode ser só uma poeirinha que entrou e precisamos de espirrar para a mandar embora, mas é melhor lavar sempre as mãos.

Não te esqueças que esta é só a minha opinião, pergunta sempre aos teus Papás, Avós ou outros adultos, qualquer dúvida que tenhas!